Fale Conosco Por Whats APP: 11 94205-4008
Telefone: 11 3090-3984

E-mail: contato@cuidadosemcasa.com
Atendimento Domiciliar para São Paulo e Grande SP.

CONHEÇA AS DIFERENÇAS E CORRETA INDICAÇÃO DO BIPAP E DO CPAP!

É comum nos dias de hoje, principalmente em serviços de atendimento domiciliar, onde os pacientes enfrentam problemas respiratórios, termos indicação de uso do Bipap ou do Cpap. Este artigo visa levar informação aos profissionais da área de fisioterapia, lembrando que estas condutas devem ter prescrição e acompanhamento médico.

Falaremos primeiro do CPAP - é um aparelho usado principalmente para o tratamento da apneia do sono, portanto no período noturno. Doenças pulmonares e outros distúrbios respiratórios também podem ser tratados com CPAP. Este tratamento ajuda em uma melhor qualidade de vida às pessoas que sofrem com distúrbios respiratórios, pois evita a fadiga, podendo ser utilizado até mesmo durante atividade física, em esteira ou bicicleta ergométrica para condicionamento físico.

Uma máquina de CPAP é, basicamente, uma pequena caixa ligada a um tubo por onde o ar flui e interligada a uma  máscara, que é a interface que se acopla no rosto para possibilitar que a pressão de ar entre pelo nariz (máscara nasal) ou nariz e boca (máscara facial) em alguns casos. Existem diversos modelos de máscaras, a escolha da máscara em conjunto com o fisioterapeuta especialista facilita a adaptação, pois esta interface é o ponto crucial que determina a utilização correta do equipamento e, quando bem aplicada, evita vazamentos e até mesmo lesões que o uso incorreto da máscara pode causar. Agora vamos entender o Bipap - é um equipamento semelhante ao CPAP, porém com duas pressões respiratórias: uma inspiratória e outra expiratória.

O tratamento com o Bipap é indicado para pessoas que têm insuficiência cardíaca, doenças neuromusculares, como Esclerose Lateral Amiotrófica  (ELA) e Distrofia Muscular de Duchenne e diferentes tipos de doenças pulmonares, entre outros. Em caso de associação de doenças, também pode ser indicado no tratamento da apneia do sono.[cta id='2092']

Os equipamentos de Bipap e Cpap dos modelos Automáticos são os mais utilizados para tratamento de Apneia do Sono, pois são capazes de detectar o quanto de pressão será necessária para abrir a via aérea, fornecendo assim a quantidade adequada a cada ciclo respiratório.

É importante considerar também, se você viaja muito, se precisa de umidificação, o peso da máquina, o tamanho, etc. Esse conjunto de fatores será essencial para a melhor escolha do aparelho.

Por exemplo, a queixa de garganta seca é bem comum para quem usa Cpap ou Bipap. Nos modelos novos de Cpap e Bipap existe a possibilidade de adquirir e acoplar o Umidificador a qualquer momento da terapia, caso o seu aparelho não tenha esta função você deve trocá-lo por outro, principalmente se você vive nas grandes capitais, que geralmente são mais poluídas e dos principais efeitos da poluição é o ar cada vez mais seco.

Fonte: Google_Pesquisas

By: Time Cuidados em Casa

Voltar para o Blog      Navegar pelo Site